Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

GRUPO DE CAPOEIRA REDIMIDOS PROMOVEU 2º BATIZADO DE SEUS INTEGRANTES


Na tarde desse sábado, 27, o Grupo de Capoeira Redimidos realizou o 2º batizado e troca de cordas dos seus capoeiristas. O Evento foi realizado no Ginásio de Esportes Deroaldo Franco, em Curaçá contando com a participação de capoeiristas de outras cidades como: Contramestre Bahia, de Luiz Eduardo Magalhães-BA, Mestre Nino, Professor Júnior, de Irecê-BA, Professor Pássaro-preto, Barra do Mendes-BA, Graduado Felipe, da Capoeira Folclore de Abaré-BA, Formado André, o estado do Ceará, Professor Ednaldo de Milagres-CE, Formado Jaelinho de Barbalha-CE, Contramestre Cuia, de Milagres-CE e Mestre Lázaro de Santa Maria da Boa Vista-PE. Os visitantes foram recepcionados pelos mestres de capoeira de Curaçá: Seo Edson (Capoeira Araúna) e Professor Adeilson (Redimidos)...

Aproximadamente 300 pessoas assistiram a graduação de setenta capoeiristas curaçaenses. O Batizado foi iniciado com uma solenidade em que se formou a mesa formada pela Primeira-dama e Secretária de Ação Social, Juçaria Dantas Brandão; Presidente da Câmara de Vereadores de Curaçá, Theodomiro Mendes; Josivânia Cruz, Coordenadora do CRAS; Eneilton Ramos, Diretor Municipal de Esportes; Joélio Lopes, pela Secretaria de Educação; Vereador Deroaldo Franco; Luciene Ferreira, Pastora da Igreja Internacional da Graça; Sivaldo Manoel, secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e alguns mestres de capoeira já citados acima, os quais ajudaram nos batizados dos capoeiristas curaçaenses nas cordas: amarelo crua, amarelo fechado, laranja crua, laranja e amarelo, laranja fechado e azul crua. “O Evento foi melhor do que eu esperava. Por isso só tenho a agradecer o pessoal das Secretarias de Educação e Ação Social, aos mestres e professores que vieram, ao público presente, ao empenhos dos alunos; sem isso não teríamos o sucesso. Capoeira é isso, todo mundo junto”, avaliou o Professor Adeilson.

Capoeira é uma mistura de dança e esporte, oriunda nas raízes africanas, mas que é criação totalmente brasileira (nasceu na Bahia). “Capoeira é ótimo, quando eu cheguei aqui, não conhecia a capoeira; meu professor me ajudou muito; foi muito importante para mim; foi difícil também, mas como o professor disse, se eu desistisse seria como muitas pessoas que desistem na vida”, falou Railane Ramos, que recebeu a terceira corda (laranja crua) nesse Batizado que teve o apoio do Governo Municipal de Curaçá, por meio das secretarias de Educação – SECD e Ação Social e Cidadania – SMASC, que também ajudou a organizar o Evento.

Por Elias Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário