Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

MANIFESTANTES ESPALHAM 594 BOLAS NO GRAMADO EM FRENTE AO CONGRESSO


Dez manifestantes da ONG Rio da Paz colocaram, na manhã desta quarta-feira (26), 594 bolas de futebol no gramado em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Segundo eles, as bolas representam cada um dos deputados e senadores e o objetivo do protesto é dizer aos parlamentares que “a bola está com eles”. Às 17h, o grupo pretende chutar as bolas  em direção ao Congresso para pedir atenção às recentes manifestações no país.
"Estamos passando a bola para o Congresso", disse Antônio Carlos Costa, um dos integrantes do movimento. "Para eles fazerem o gol."...


Com tinta vermelha, membros da organização pintaram cruzes vermelhas nas bolas para representar as mortes por falta de segurança e saúde no país.
Costa afirma que a rejeição da PEC 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público ocorrida na noite desta terça-feira (24) na Câmara dos Deputados tem relação direta com os protestos. "Porque fizeram isso ontem e não fizeram isso antes, mas somente após as manifestações?" diz.
"O Congresso está pressionado com as manifestações e está atendendo ao pedido das ruas", disse Costa. "Todos estão com medo das ruas."
PEC37
A Câmara dos Deputados derrubou por 430 votos a nove (e duas abstenções) a PEC que impedia o Ministério Público de promover investigações criminais por conta própria.
O texto da chamada PEC 37 (entenda) previa competência exclusiva da polícia nessas apurações. Com a decisão da Câmara, a proposta será arquivada.
Pela proposta de alteração na carta constitucional, promotores e procuradores não poderiam mais executar diligências e investigações próprias – apenas solicitar ações no curso do inquérito policial e supervisionar a atuação da polícia. A rejeição da proposta era uma das reivindicações dos protestos de rua que se espalharam em todo o país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário